Nos arredores de Lisboa: Sintra

Olá, olá! Tudo bem? Em Lisboa, chuva fraca com solzinho, uma luminosidade linda… Mas hoje não quero falar de Lisboa propriamente, mas sim de seus arredores, especificamente quero lhes falar de Sintra, a primeira cidade que visitei depois de me mudar para cá… Na minha opinião, é a mais charmosa das cidades.

Sintra é uma vila histórica portuguesa, que existe desde a época em que Portugal foi um reino (há mais de 500 anos atrás). Não por acaso, reis, rainhas e nobres portugueses encontraram em Sintra um belo lugar para terem palácios e casas de veraneio com magníficos jardins… Sintra está situada ao oeste de Lisboa, fica em uma região de serra (Serra de Sintra), o que ajuda a explicar o seu (micro) clima, sempre mais fresco se comparado ao de Lisboa.

O passeio já começa em Lisboa, na própria estação de onde parte o trem; a arquitetura da estação do Rossio é linda, por fora e por dentro, vale a pena ser vista. Eu recomendo partir de Lisboa no período da manhã, porque daí você chega em Sintra (em 40 ou 50 minutos) e pode caminhar até a confeitaria Piriquita, para ter seu café da manhã (por que não?) e comer os típicos e D E L I C I O S O S travesseiros (um doce folhado, recheado com creme de amêndoas)… Como a confeitaria é famosa e, por isso, vive cheia de gente, a chance de você comer um travesseiro quentinho, recém saído do forno é grande. Para acompanhar, cai bem um café expresso ou um carioca de limão (chá feito com água fervente e casca de limão siciliano, outro típico português! No inverno, bebida melhor não há). A Piriquita fica na rua Padarias, 1, mesmo no centro histórico de Sintra… Eu poderia colocar um mapinha aqui, mas não é necessário, pois o centro é pequeno e, chegando lá, não tem como passar despercebida uma simpática e iluminada portinha, por onde há sempre gente entrando e saindo, com sorrisos de satisfação ou com pequenos pacotes cheios de doces. Ainda na Piriquita, não deixe de experimentar as (divinas) queijadas.

Da estação de trem, você leva uns 10 ou 15 minutos caminhando para chegar ao centro histórico. Recomendo fazer esse percurso a pé, porque as ruas são lindas e tem vista (já que Sintra fica no alto, entre serras). No centrinho, existem várias lojinhas, inclusive umas lindas que vendem cerâmica portuguesa, tem restaurantes e é dali que você pode partir rumo ao que deseja conhecer…

Existem várias opções de passeio, todos mais ou menos no estilo “caminhada, visita ao jardim e ao palácio”. Entre eles, conheci o Palácio da Pena, que é lindo, a Quinta da Regaleira, que é deslumbrante (dizem que Madonna comprou a casa que fica em frente à Quinta), e o Palácio de Monserrate, fica mais no alto, confesso que para chegar lá pegamos um Uber (mas fizemos o retorno todo a pé, era fim de tarde, foi uma caminhada maravilhosa). Eu recomendo todos esses passeios porque são lindos, principalmente os jardins.

IMG_2865
Quinta da Regaleira
IMG_2840
Nos jardins da Quinta da Regaleira, há um poço; diz a lenda que seus 7 andares representam os 7 níveis para atingir o renascimento e que quem os desce renasce, rejuvenesce (por via das dúvidas, desci!)
IMG_2874
Palácio de Monserrate, tem um lago e um jardim de camélias
IMG_2875
Monserrate era onde a família real passava o verão
IMG_1698
Lá ao fundo, amarelinho, é o Palácio da Pena
IMG_1672
A vista que eu vi estando dentro do Palácio da Pena

Como Sintra é mesmo ao lado de Lisboa, é possível ir até lá para passar o dia e voltar depois do sol ter se posto (porque vale a pena esperar esse momento) … Mas caso deseje dormir, não faltam opções, desde hotéis luxuosos até chalés mais acessíveis e, nem por isso, menos charmosos. Já pernoitamos em Sintra e super recomendo o Chalet Saudade – “uma vintage guest house” encantadora! Ficamos em um quarto que dava para um pequeno jardim exterior; como acordei cedinho, abri as cortinas e deitada na cama fui vendo o amanhecer do dia, com uma neblina baixa sobre o jardim e uma vista cor cinza (era inverno). A trilha sonora para aquela atmosfera poderia ser a  música do Aha, Hunting High and Low, rs, ou o romance Drácula, do Bram Stoker. Bom, mas voltando, rs, o chalet não tem um site próprio, mas se você colocar no google, poderá fazer sua reserva pelo Booking ou Tripadvisor.

img_2893.jpg
Chalet Saudade

IMG_2890

 

IMG_2886
O quarto onde ficamos
IMG_2889
De manhã cedinho

Um beijo. Espero que um dia vocês vejam Sintra com seus próprios olhos.

3 respostas para “Nos arredores de Lisboa: Sintra”

Deixe um comentário